domingo, 3 de abril de 2011

PROJETO “VIAJANDO NA HISTÓRIA”

Apresentação

Este projeto visa simular uma “máquina do tempo”, através da qual os visitantes possam aprender mais sobre as os momentos históricos da humanidade, de forma interativa e lúdica.

Objetivo

Proporcionar uma viagem através da linha do tempo, levando o indivíduo a vivenciar diversas culturas e costumes, ampliando assim sua bagagem cultural.

Justificativa

Valorizar a história da humanidade, permitindo um vivenciamento por parte daqueles que não conheceram estas passagens e recordação daqueles que presenciaram estes momentos.

Metodologia

Individualmente ou em pequenos grupos, as pessoas entrarão em uma ante-sala, onde serão dadas as instruções de como funciona e qual o objetivo da mostra cultural.

Ao entrar na ante-sala estes irão se deparar uma tela interativa, na qual escolherão para qual marco histórico desejam presenciar, após a escolha passam para a sala principal encontrando-se em meio ao período escolhido, contando com imagens holográficas e áudio. E é esta interação que permite um maior ganho cultural.

Infra-estrutura

Para a realização deste projeto será necessário a utilização de um espaço que disponha de ante-sala e sala com revestimento acústico além de computador com tela touch screen, projetores holográficos, sistema de áudio e vídeo.

Público alvo

O desejo é de que este projeto atinja pessoas de todas as idades, que se interessem pela cultura e história da humanidade.

sábado, 2 de abril de 2011

“Experimentações artísticas em redes telemáticas”

Após a leitura do texto “Experimentações artísticas em redes telemáticas”, de Gilberto Prado, selecionei o parágrafo abaixo (em negrito), sobre o qual me levou a produzir o texto abaixo (abaixo do texto em negrito).

“Através das redes podemos ir em todas as direções e já podemos começar a partilhar esses espaço virtual enquanto avatares em conexão com outros que estão em linha. A realidade virtual, segundo Jaron Lanier é o telefone do futuro.”

Devido aos avanços tecnológicos surgi uma nova tendência de sociedade, a geração virtual. Esses novos grupos que surgem, cada vez mais, trocam as relações contato pessoal, por uma relação virtual, através das redes sociais virtuais, tais como: Orkut, Facebook, Twitter entre outros. Essa geração inicia-se com o advento da Internet, tomando força com o surgimento do “IRC” (Internet Relay Chat), programa pioneiro em conversar virtuais ao vivo, os chamados chats. No decorrer dos anos, esses convívios sociais virtuais foram se aprimorando e tomando força.

Essa virtualização das relações tem proporcionado uma ampliação das redes sociais de cada individuo, haja vista a possibilidade da criação de uma rede de amizades em escala mundial, onde não é necessário ver ou conhecer pessoalmente todos àqueles que fazem parte do seu convívio, levando a uma conseqüente ampliação de conhecimentos, por possibilitar o convívio com diversas culturas. Por outro lado, tem-se perdido o convívio pessoal, onde não há cada vez menos o calor humano, como um abraço, uma conversa com olhar etc.

Um marco desta geração é o Second Life, jogo simulador de vida real, no plano virtual. Neste são criadas “vidas paralelas” incluindo até mesmo, trabalho, relacionamentos amorosos e de amizades, filhos e estudos. Algumas pessoas se refugiam neste universo paralelo, para realizarem seus desejos e sonhos, que muitas vezes não lhes é possível na realidade.

Todo esse avanço tecnológico e essas novas formas de relacionamento representam um grande ganho para a sociedade, pois permitem fácil acesso a qualquer lugar e pessoa do mundo, facilitando um intercâmbio cultural, que para a grande maioria seria algo praticamente impossível. Porém não podemos nos deixar alienar em meio ao fascínio que todo este avanço representa, não deixando de lado as relações presenciais, do convívio do dia-a-dia.